Projeto Inspira reaproxima crianças e adolescente de mães privadas de liberdade em Santa Maria

Lenon de Paula

Projeto Inspira reaproxima crianças e adolescente de mães privadas de liberdade em Santa Maria
A iniciativa visa, dentre outros objetivos, reaproximar crianças e adolescentes de suas mães, que se encontram encarceradas em Santa Maria e região. Foto: Polícia Federal (Divulgação)

A Polícia Federal, juntamente com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou na última sexta-feira (25), a 18ª edição do Projeto Inspira. A iniciativa visa, dentre outros objetivos, reaproximar crianças e adolescentes de suas mães, que se encontram encarceradas em Santa Maria e região.

Na ocasião foram recebidas 10 detentas e 18 crianças e adolescentes, com idades de 1 a 13 anos. Nos mesmos moldes das edições anteriores, as detentas do regime fechado tiveram um dia de convivência e integração com seus filhos, afastadas do sistema prisional. O encontro ocorreu no Centro de Convivência e Treinamento da Polícia Federal, onde foram desenvolvidas atividades pedagógicas e de entretenimento por professores e alunos da UFSM.

As crianças também receberam atendimento médico com oftalmologistas e pediatras do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), além de aprenderem técnicas de escovação e profilaxia dentária com professores e residentes do curso de odontologia da UFSM. Através da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, os filhos das detentas recebem apoio pedagógico e psicológico durante todo ano. 

O projeto mantém seu foco na reaproximação dos filhos com suas genitoras, proporcionando-lhes um momento de aconchego, fora dos muros prisionais. Além disso, reforça as políticas públicas de reinserção social das detentas e de prevenção ao uso de drogas pelas crianças, através de atividades do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (GPRED), da Polícia Federal.

O desenvolvimento do projeto é viabilizado através do apoio da Vara da Execução Criminal de Santa Maria e de órgãos públicos e entidades privadas como a Polícia Civil, o Exército Brasileiro, a Brigada Militar, a Receita Federal, a Base Aérea de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria, a Câmara de Indústria de Comércio de Santa Maria (Cacism), a Associação de Policiais Federais de Santa Maria, o Centro Social Vicente Palotti, o Banco de Alimentos, e as empresas SulClean, Fort Bike, Coprobel, El Cabron Barbshop e Vip’s Espaço Elas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola Vila Vitória tem 71 cartinhas de Natal para adoção  Anterior

Escola Vila Vitória tem 71 cartinhas de Natal para adoção 

Consulta Popular vai até a quarta-feira no RS Próximo

Consulta Popular vai até a quarta-feira no RS

Geral